quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

"Eu sou contra a paz mundial"

A primeira fase já foi vencida: o Natal. E não foi muito ruim. Aliás, foi bom.

Pode parecer triste passar o Natal em uma casa com duas pessoas, pois sempre se tem a idéia de que Natal é uma data de fartura na mesa e de convidados. Mas essa é a realidade, a nossa família é composta por mim e por minha mãe. E fim.

Eu acordei no dia 24 com a minha mãe chegando do mercado. E aproveitei pra cochilar, por mais duas vezes, pois minha mãe foi à rua mais duas vezes, hehe. Eu sou sincera, não ajudo muito nas tarefas de casa, na cozinha, na limpeza... Essas coisas. Mas até que ontem eu fiz uma coisa que eu não fazia há muito tempo... Aproximei-me do tanque! Ou seja, não fiz nada pra ceia efetivamente, mas fiz outras coisas que estava protelando por preguiça e por causa da porcaria da chuva. Resumindo, minha mochila e meu tênis ficarão úmidos, porque voltou a chover, e de nada adiantou esperar tanto tempo pra fazer isso.

Dia 24 é um dia como outro qualquer. Tem jornal, tem novela. Mas tem uma coisa deplorável chamada "especial da XuXa". E aí, quando chega dez horas da noite, voce fica órfã de programação televisiva.

Só um detalhe: quando vejo Marília Pera e Xuxa atuando num mesmo cenário, eu tenho a confirmação de que é o fim dos tempos.

Já que não tinha o que ver, vamos ver Tv Brasil, a falecida Tve! E estava passando um programa de assunto bem pertinente: o estresse. Ainda mais no chamado "tempo de crise", é importante falar sobre estresse, que é fator de risco para centenas de doenças, de ceborréia a úlcera. E importante também é comentar o que é o estresse comercial, como se ganha audiência hoje nos programas de tv ao falar de todo e qualquer tipo de desgraça. É um "show do estupra" meeesmo, onde quem ganha é quem mostra o pior, o que é mais terrível. E o melhor, as pessoas saem de uma desgraça para entrar em outra, vêem mil jornais pra ver a mesma desgraça falada de mil formas diferentes.

E depois todo mundo fica pedindo paz no mundo. Isso é hipocrisia. Só pessoas hipócritas pedem paz, gostando de ver a guerra, a discórdia, a raiva, os limites extremos a que pode chegar o ser humano.

Paz a gente pede no automático, eu sei. Mas eu não peço paz, eu quero que a paz seja conquistada.

Depois que a XuXa acabou, fui ver os desenhos, hehe. Quando ia começar a passar os pinguins de Madagascar, minha mãe foi dormir. O que são vinte minutos a mais ou menos, não é verdade? jejeje.

E aí na missa do Galo, eu aproveitei pra refletir, pensar um pouco, olhar pra dentro de mim. Virar minha alma do avesso. Afinal é pra isso que esse raio de data existe, e é o que as pessoas esquecem.

E aí fiquei pensando na minha vida, nos meus objetivos, no que eu penso sobre o futuro, sobre o presente. E o que desejar para esse mundo??

Não, não desejei paz, desejei o contrário disso. Eu espero que o mundo esteja repleto de contestação, de gente que questione, que crie, que impressione. Que não se cale. Que veja os seus mil jornais de espreme-até-sair-sangue e vá para as ruas, reclame, proteste, faça barulho.

Não quero que o povo ganhe a paz de presente, pois tudo aquilo que nós ganhamos de mão beijada, não sabemos aproveitar. Quero que todos conquistem a sua paz, a sua tranquilidade, a sua serenidade, às custas de muito suor, de muita luta.

Quando a paz for conquistada, ela ficará para sempre. E não nos deixará nunca.

P.S.: o título vem de uma vinheta antiga do pânico da rádio Jovem pan. Era uma velhinha falando: "porque eu sou contra a guerra, sou contra a paz mundial", ou seja, ela se confundiu feio, hehehe. Ai, que saudades do pânico...

Um comentário:

Anônimo disse...

Sabe, é um ponto de vista seu, legal. Mas eu não sou tão extremista, pra mim a paz não é uma situação, é uma filosofia baseada em amor, em respeito, em generosidade e otras cositas mas. Não é paz por si só. Realmente o mundo está cheio de hipocrisia, mas algumas pessoas desejam sim a paz, o problema é que não se conquista sozinho, aliviamos as penas se colocamos nossa parte, mas sozinhos não podemos porque infelizmente vivemos em sociedade e não aprendemos a viver de outro modo.
E a Marília já disse que agora o que importa é ser pop! hahaha

Um enooooooooooooorme beijo!!
bye! ;*