sábado, 21 de novembro de 2009

Xiitas + homens bomba= fanatismo doentio

Eu realmente queria há um tempo falar sobre esse assunto de forma conjunta, espero que o tempo dessa aula que eu estou de corpo presente seja o suficiente.
Fiquei com vontade de escrever sobre isso depois de uma visita a um forum. Caí num tópico falando sobre o 'burial' do Michael, ocorrido em...
... ou seja, o segundo enterro, 70 dias após o início do show. Tinham várias pessoas citadas e tals, e uma das pessoas respondeu com letras grandes e vermelhas: "queimem com seus remorsos".
Eu me pus a pensar, pensar, pensar... Na verdae, o que me chamou a atenção certamente foi uma das pessoas citadas. Lisa Marie Presley. Ô mulher complicada, ô mulher dífil de se lidar, ô assuntinho brabo. Mas pra quem já foi fã atuante de Jaime camil, o céu é o limite, é LMP não é mais que FICHINHA! E Lisa pra mim, é um assunto tão intrigante quanto Michael. E o mais desafiador, pois no 'código de ética' de fã de MJ deve estar expressamente proibido proferir o nome dessa mulher sem que tenha um adjetivo depreciativo, no míííínimo do mínimo tem que vir o 'mimada'.
Mas eu não quero falar de Lisa hoje, não é o momento. Quero falar do que esse tipo de afirmativa e, consequentemente, esse tipo de 'restrição' nos demonstra.
Esse tipo de fã é engraçado. É aquele que endeusa o ídolo, e demoniza o resto do mundo. Geralmente ídolos tem atitudes positivas, que deveriam servir de estímulo e exemplo de conduta para seus fãs. Eles esqueceram que o ídolo não é perfeito, e que tudo se pratica com relação a ele, vale para todo o resto do mundo.
Muito me espanta ver um fã de MJ, logo de Mj, conhecido como uma pessoa que prega a paz, o amor, a união das pessoas, me falar uma frase dessas. E sabe qual é o pior?
Michael é tema de domínio público, mais do que qualquer outro artista, E os fãs sempre salientam que muito do que se diz sobre ele é mentira, geralmente é algo que saiu da mente de um jornalista. Uma pessoa que sofre com pré-julgamentos, preconceitos mil. É muito bonito ver que os fãs que defendem de forma aguerrida, lutam por ele desde que o mundo é mundo, o quanto eles ultrapassam um estigma para persistir no que acreditam ser o justo e o certo. Eles sabem muito bem o quanto se sofre estando do lado de lá, sendo vítima de uma idéia errônea. Sabendo disso, por que devemos nos sentir no direito de julgar a atitude de qualquer outra pessoa, se sabemos tanto o que isso pode causar? Eu acho isso o cúmulo do cúmulo, é a falta total do conceito de alteridade. Como queremos que entendam o nosso lado, se praticamos a intolerância quando nos convém?
Raquel escreveu um texto falando sobre um de seus faniquitos/fã-niquitos, uma de suas ídolas, não sei se era classificada como diva [leia aqui]. E, caramba, acabei me empolgando no cometáiro pois tem tudo a ver com fãs xiitas. E olhando por um aspecto interessante: se você gosta de um artista, não chegue nem perto daqueles que seriam seus inimigos de show business. Não sei nem se de um inimigo declarado, ou aquela rivalidade que só existe na cabeça do fã.
Com a vinda de Madonna ao Brasil, fica em voga novamente a rivalidade entre o rei e a rainha do pop. Pra mim, Madonna nunca foi uma cantora muito espetacular, só gosto daquelas musiquinhas bregas dela que tocam na JBFM às quatro da tarde.
Além de Madonna ter pouca criatividade e ir também ao Dona Marta, há pouco tempo atrás um 'amigo' de Michael lançou um livro baseado em umas fitas de conversas gravadas. Num dado momento, Michael fala que Madonna tem inveja dele, e chama ela de "nasty witch", kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Adoro!
Mas qual seria o problema de uma pessoa gostar de Michael e de madonna? Não vejo problema nenhum em gostar do trabalho de pessoas com tendências e comportamentos diferentes, até acho isso bem interessante. Pelamor, não mandem a Madonna queimar na fogueira dos remorsos, afinal "she's a human being", hehe! Independentemente de tudo, continuo achando esse texto que ela leu no VMA desse ano brilhante. Ela, felizmente, manteve a mesma postura após a divulgação das fitas, mandando um comunicado sobre as afirmações de Michael(as fitas são de 2001), dizendo que isso não muda em nada a opinão que tem sobre ele. Sejamos extremamente compreensivos, quando eles se conheceram era 1990, e Madonna como todo o resto das pessoas, mudou muito. Certamente, hoeja ela nção chegaria pra Michael dizendo do nada que gosta de livros de técnicas masoquistas, e propondo uma esticadinha da noite em casa de strip. Que bom que o tempo passa. Ave!
Outra coisa interessante, que atinge de fãs de Michael a fãs de Cocoricó é o mau caratismo do meio. As brigas, picuinhas, relações de poder. Aí vem a manipulação de informação, ditadura, neonazismo. peraí, nãoe stamos falando do amor em comum a um artista do qualquer outra coisa? Pois é, às vezes se esquece o foco da coisa.
Nessas duas experiências de 'fã clubes', eu já percebo que esseá o padrão. Quando você chega num universo novo, acreditando que toooodas as pessoas são boas, fofas e atenciosas... Quando vc menos espera, BANG!, toma uma pancada na cabeça, de forma direta ou indireta.
Esse tipo de gente, eu poderia classificar como o homem bomboa dos fã clubes. Sabe-se lá o por que, esqueceram que o objetivo de qualquer coisa que se faça dentro de um fã clube é para o ídolo, para promovê-lo. não cabe auto promoção, fama. É óbvio que algumas pessoas no meio se tornam conhecidas, seja por carismoa, seja por trabalho reconhecido. Mas muita gente infelizmente quer a fama, quer poder e popularidade. E o principal: tendo fama e poder no meio, terminar sendo o BBF, o amigo de infância do ídolo.
Um abraço pra Arly, essa se deu muito bem! Por enquanto, né? Ela deve estar esperando pra ser convidada pro posto de madrinha de casamento de Angie com o Padrãozito. Espera sentada, ném!
No caso de Angie, tudo bem... Ela é acessivel a isso. Mas, poha, no caso de Michael, isso é deprimente, por dois motivos. Primeiro, amigo dele a princípio você não pode ser, afinal, temporariamente ele faleceu. E segundo, maaais uma vez eu repito com outras palavras: é uma forma alucinada de seguir um ídolo deixando de lado o que seria a sua filosofia de vida, o que deveria ter te atraído a seguir esse ídolo.
Os homens e mulheres bomba se infiltram em fã clubes que unem pessoas, mesmo com suas divergências. Mas eles, com suas idéias, acabam dividindo as pessoas, segregando, e quando acham que vão receber o que se equivaleria às virgens no paraíso na história original, eles estouram tudo. Destroem a si mesmo e destroem tudo que era construído em volta. Que saudade do velho lfmb.tk! Que saudade da velha never!
A esses sim... Rest In Peace!

P.S1: realmente, subestimam a minha inteligência, essa camisa é mais engraçada que o paletó do Dave Dave! ahahaha! Gente, tem uruguaiana, 25 de março em Los Angeles? Caraio, camisa de quatro dólares? E o cara suja a camisa toda de 'sangue' (pra mim isso é molho barbecue ou chocolate, hahah) com etiqueta e tudo e guarda no armário? E a polícia faz uma inspeção na casa e deixa a camisa lá??? Ai, eu mereço, cara!
P.S2: Esse texto foi escrito na segunda feira, dia 16 de novembro, um dia antes de ser divulgada a notícia do suicídio de evan chandler. Uma grande coincidência. Quem sabe um dai, eu fale um pouco mais sobre isso, agora me encontro chocada demais pra tentar escrever qq coisa.

5 comentários:

Luacarol disse...

Li td sua "desbocada", depois eu comento de uma maneira decente. só pra vc saber que eu li.
O "desbocada" é no sentido de... ah pelo msn explico melhor, mas acho que vc saiu a seu pai sim.

beijo

Luacarol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luacarol disse...

Caco, acho que é quase meu número esta carapuça, mas eu não a vesti. Vou explicar porque que eu não vesti.
Tem muito fã que é fanático e cego. Tem fã que odeia a Lisa e não reconhece que SIM, quando preciso ela correspondeu as expectativas. Nós 2 já falamos sobre isto e eu nunca, nunca me esquecerei daquela entrevista que os dois concederam aquela tal de Barbara não sei das qta. Lisa foi perfeita, não deixou Michael sozinho e a troca de olhares cúmplices deles me dá um pouquinho de inveja dela, mas é uma inveja humana e natural. Odiar a Lisa, chamá-la de vaca aí é que é exagerado, ridículo e que Michael nunca aprovaria, em nenhuma hipótese.
No caso do Evan Chandler. Aí é outra historia, me desculpe. Michael é uma cara que nos dá exemplos, que é edducado, gentil, solidário e não escreverei mais os adjetivos dele pq vc sabe bem. Mas veja Camilinha, se vc esquecer o fato de que este cara expôs su filho (é o mais grave) e ele expôs Michael a situações vexatórias, hiper mega constrangedoras, ele foi o responsável pelo 1º sofrimento público de Michael, muito mais do que especulações e fofocas em torno da cor da pele e nariz e o escambau, se vc esquecer td isso vc pode até sentir pena do cara. Então: definitivamente eu não consigo ficar avessa nem ignorar a morte deste cara. Não dá. Quando lembro do sofrimento dele em 93 e o peso que esta droga de acusação teve em 2003 eu não consigo ficar indiferente. Eu senti um troço, tipo um sentimento de revanche sim. Não acho que este seja um caso de espelhar-me no exemplo de Michael, nem de falarem que sou fã e não aprendi nada com ele. Neste caso não. Sou humana, tenho defeitos de monte. Não me arrependo de ter sentido felicidade. Depois que conversei com a Dayana não senti mais felicidade alguma, ao contrário, passei da felicidade ao medo, ao sentimento de pavor. Senti vergonha de mim mesma por ter ficado feliz, pq não compreendi o significado da morte.
Voltando ao assunto de ser fã xiita.
Eu seria muito xiita se eu achasse que Michael sempre se veste extraordinariamente bem. Por exemplo: neguinho falar que calça vermelha combina com terno verde e pantufa preta é o mesmo que assinar em baixo que MJ é um cara ingênuo, bobinho, manipulável.
Me comentário ficou meio sem pé nem cabeça, acho que não to legal.
Bom eu tinha que falar isso, mesmo que eu tivesse prometido comentar de uma maneira decente e não tenha conseguido. Beijo até quarta.

Anônimo disse...

De famosos americanos eu não entendo nada, mas se a questão é zoar com os fãs desgraçados, estamos juntas! hahaha

Fã é uma coisa que me irrita profundaente agora! Sério mesmo, quero nem saber se eu já fui uma, quero mais é que se lasquem!
O cara que não consegue diferenciar uma coisa boa de algo grotesco (ainda que esse bom seja grotesco para uns - e não para a maioria) não merece minha atenção. Todo mundo pode dar uma abjulada em alguém de vez em quando porque não faz mal, mas perder todo o orgulho próprio é demais!

Vc foi mais específica no seu texto e eu to falando de uma maneira geral, mas enfim, acho que a gente ainda está no mesmo assunto né? hasuasuahsuahsua

Falando em assunto, será que da próxima vez que a gente se falar (se é que) a gente ainda vai ter assunto??
DDDDDDDD:

beijo "sumida"!
shuahsuahsa
:***

Unknown disse...

Ah, negaaaa, para de xou!
ahsuhaushaushuash
Espera só eu passar em dietoterapia, aí eu deixo de ser sumida, hahahaha