domingo, 3 de outubro de 2010

Que título seria legal por num post sobre política?

Enfim, vou fazer uma boca de urna aqui. Será que é ilegal escrever em blogs até a hora de finalização da votação??
Existem muitos aspectos interessantes nessa eleição. Dentre eles, a multiplicação impressionante de sub celebridades querendo uma vaga na política. Aqui no Rio, existe a tradicional e fundamental Verônica Costa, a mãe loura do funk, que está aí há alguns meses, não tiro o mérito dela mais.... Agora, as mulheres frutas se acharam no direito. Além do Bebeto e Romário, jogadores de futebol. Pelo menos quanto ao Romário, eu acho que, minimamente, ele levanta uma bandeira importantíssima de ser discutida, que é a dos portadores de deficiências, físicas e especialmente, as mentais. Pra quem esqueceu, ele tem uma filha com Síndrome de Down, e ele, mesmo cheio de dívidas, certamente teve recursos para fazer exames e etc. Mas as famílias pobres não tem esse subsídio do governo. Ah e também os cantores Elymar Santos e Tati Quebra Barraco. Peraí, eu chamei a Tati de cantora??
Como em todas as eleições, existe aquela máfia familiar.... Os Zito, os Picciani, os Freitas, os Bolsonaros (dos quais eu tenho MEDO), entre outros. E nesse ano, contamos com uma estreia: Clarissa Garotinho. Com seu jingle baseado em música de Luan Santana (pelo menos me pareceu), com seu olhar extremamente igual ao da mãe, me dá a impressão de estar olhando nos olhos do demônio propriamente dito. É sério, tenho muito medo dela. E o pior: é claro que ela vai entrar.
Eu tô achando esse post tão porco, desleixado... Mas enfim, vou continuar.
Quanto aos governadores, os oponentes em debates e campanhas da TV já deixaram bem claro o quanto as UPPs, tãoi propagadas pelo atual governador, não passam de uma falsa política de segurança pública. Significa varrer a poeira para debaixo do tapete. Não se desenvolve inteligência para pegar os grandes do tráfico. Eles simplesmente vão para outro lugar. E a Baixada Fluminense parece ser a opção dos traficantes nesse momento.
Gabeira não foi minha opção porque ele apoiou o Ato Médico enquanto deputado federal. Ato médico é tipo uma lei que vai fuder a minha profissão (desculpa, não tô a fim de explicar com as palavras certas). O Cabral é o nojo em pessoa. Como ele chora nas campanhas da TV.... Chega, não aguento mais ele. Agora, o Gabeira, mesmo não sendo minha escolha, evoluiu muito como candidato, e está mais preparado do que há dois anos atrás, quando se candidatou para prefeito do Rio.
Para senador, as opções foram as mais esquizofrênicas possíveis. Além do que, houve um probleminha básico de coligações aqui no Rio. O presidente Lula apoiou pessoalmente dois candidatos, Crivella (aquele mesmo da Universal) e Lindberg (do seu partido). O Lindberg que fez uma óóóóótima administração em Nova Iguaçú, roubou pooooooooooooooooouco, bem pouquinho... Só foi prefeito de Nova Iguaçu, e possivelmente futuro senador da república, porque é daquele tipo de político carismático, que nego vota porque é bonitinho. Collor ganhou por causa disso. E por que você acha que o José Serra nunca vai ser presidente? Porque ele é FEIO. E a Dilma precisou levar um tapa de marketing (uma tapa não, uma surra!) poder tentar ser carismática. Aliás, falando de presidência...
Muito se falou de Dilma nesses últimos meses. Não sei o que é verdade. Não sei quem ela matou, não sei quem assaltou, não sei com que objetivo. Não sei de que lado estava na ditadura ou o que fez ou deixou de fazer. O que me incomoda são duas coisinhas. Ela não teve história política visível para nós, nunca foi nada. Somente teve cargos indiretos, indicados interinamente, como ministra e secretária. Eu não acho isso bom, sei lá. Além do que, ela teve um cargo importante na Petrobás há algum tempinho atrás. E a Petrobrás tem quase 70% de capital estrangeiro atualmente. Well.
E a segunda coisa, não é sobre ela ser possível assassina, possível ditadora, possível o-caralho-a-quatro. Eu sou uma rata de debates. Eu adoro. Adoro pancadaria, adoro surpresas, adoro ver nego e branco se ferrarem bonito nas suas palavras. O Sérgio Cabral foi um que se ferrou muito no debate da Band, há quatro anos atrás. mas acontece que o povo não vê debates...
Mas voltando ao assunto, a Dilma tem um desempenho sofrível em debates!!!! Vocês, que votam nela, não vêem que ela mal sabe falar, ela trava como se não soubesse o que está falando! É engraçado, porque eu acho que na cabeça dela, ela desenvolveu uma espécie de banco de dados sobre os assuntos. Então quando alguém, por exemplo, pergunta sobre trabalho informal, ela pensa "bom, trabalho informal, emprego... vou falar de emprego!", e aí ela responde que foram gerados 14,5 milhões de empregos no governo do presidente Lula. E no fim, ela não responde a pergunta. Às vezes, muito às vezes, ela comenta algo que poderia ser chamado de resposta na tréplica. Mas é sempre muito abaixo do esperado.
Aliás, se tivessemos uma modalidade de sexy debate, em que cada vez que dissessem "governo do presidente Lula" tivesse que tirar uma peça de roupa... Íamos ter uma visão muito nua e crua de Dilma Rousseff. E aí, ela responde o que aconteceu no governo anterior, e não o que ela vai fazer. Ela naturalmente vive da sombra do governo Lula, o que é muito natural, pois ela representa a 'continuação'. mas tudo tem um limite. Há que se ter certa independência, pois cada ser humano tem que ter a sua forma de ver a vida.
E por fim, eu não vou com a cara dela e pronto. Não sei quem disse, quem eu ouvi falar esses dias, que ela parece um robozinho. Agora, eu tenho medo, MEDO, quando ela se exalta. Quando falaram das doações à campanha, que a platéia riu, ela aumentou o tom da voz, pelo amor de Deus, parecia que ia sair raio dos zóio dela. Ai que medo.
E tenho dito.
Meu voto para presidente é Marina Silva.
Lula estabeleceu sua campanha e sua vida dizendo que era pobre e que venceu na vida ao ser presidente. E estabeleceu uma espécie de 'ode à ignorância'. "Não tenho o primeiro grau completo e sou presidente!". "O Brasil é um país que tem o presidente com a cara da povo!".
Que vergonha.
Pois é. Marina poderia ter feito isso. Ter se propagado usando própria ignorância e ter estagnado. Ela usa, sim, o fato de ter sido analfabeta até ser bem grandinha, digamos. Ela usa sim o fato de ter tido vida pobre. com a diferença que ela não parou aí. Ela estudou, ela correu atrás. Não que uma faculdade diga que uma pessoa é melhor do que a outra. Mas no caso dela, para mim, significa superação.
Plínio a questionou num dos debates. "Que a Marina tem competência, isso eu não tenho dúvida! mas será que ela tem coragem? Coragem pra enfrentar os poderosos?" Talvez não. Quer dizer, eu acho que não. tenho quase certeza que não.
Mas prefiro ter alguém que ainda tenha a esperança e a ingênua vontade de mudar alguma coisa e, honestamente, não conseguir, do que alguém que vai continuar a levar o Brasil dessa maneira.
Dessa maneira em que índices, valores, PIBs, indicadores econômicos, estão todos uma maravilha. Fodam-se os indicadores econômicos. Eles nunca mudaram a minha vida. Nunca fizeram com que a comida fosse mais barata. Nunca ajudaram a minha mãe a perder menos dinheiro para o leão da receita. Nunca ajudaram a diminuir o preço do aluguel dessa casa que está com o reboco caindo, cheia de infiltração, etc, etc. Nunca, NUNCA, ajudou em nada.
O que me dá medo é que, quando o Brasil cair... Não sei se ele vai conseguir se levantar. Pois estamos construindo esse milagre econômico na era Lula em bases fracas, fraquíssimas. Mesmo com milhões de famílias recebendo bolsa família, essas mesmas pessoas não tem saúde. Ou seja, uma força de trabalho que tem doenças de todos os tipos, em especial as crônicas, que vão debilitando as pessoas... Essas mesmas pessoas não tem educação. Continuarão votando errado, e seguiremos num curso de que teremos daqui a pouco, como diz meu amigo Vinícius, balconistas com superior completo em Administração.
Ah, chega.
Tô estressada, tão vendo "Dois filhos de Francisco" aqui. Cadê o Elvis num momento desses pra dar um tiro nessa televisão aqui?
Desculpa pelo péssimo post.

Nenhum comentário: