sexta-feira, 22 de abril de 2011

Vou não, quero não, posso não, minha ética não deixa não.

Bom... vamos lá.
Sabe quando você tenta estabelecer prioridades e achar um lugar por onde começar a organizar as idéias? Pois bem, estou nesse ponto exato. O pior é que acabei de fazer um minicurso online sobre Atenção Concentrada. Acho que ele não adiantou de porra nenhuma.
Há umas duas ou três semanas, resolvi dar uma limpeza total na minha alimentação. Não só por aspectos nutricionais, mas também pelo ponto de vista ambiental e ético. Comecei a achar um contra senso eu ainda aceitar certos produtos que são completamente contra ao que aprendi (e sigo aprendendo) como recomendado. E se eu, que tenho a informação, não me modifico, como eu vou querer sensibilizar um leigo a ter um comportamento "saudável"? Não consigo mudar muitas coisas aqui em casa, porque minha mãe não tem o costume de me ouvir, mas eu faço o que todo consumidor consciente faz: boicote. Vocês não tem noção da quantidade de chocolate dando sopa por aqui, e eu comendo alface e camarão. Eu tô super bem, tenho certeza do que quero.
Estou como uma iniciante na arte de me conhecer. Descobrir com que alimentos o meu corpo sofre, e que coisas podem me ajudar a contornar meus problemas. Estou em tratamento de choque, digamos, mas estou muito obstinada, tendo certeza de que está fazendo bem ao meu espírito.
Com isso, tenho me indignado com muitas coisas. Na verdade, tudo isso começou há um mês ou um pouco mais, quando fui a uma palestra do Inca, promovida pelo Inad. Ao final, o palestrante mostrou as semelhanças da estratégia de marketing da indústria do cigarro e da Coca cola, desde os primórdios. Ambos se utilizaram das mesmas coisas: imagem de credibilidade por médicos, artistas e esportistas, exploraram a segunda guerra, além dos elementos mais comuns, de promover status a quem fuma ou bebe refrigerante.
Foi a Coca Cola que criou o Papai Noel tal como o conhecemos hoje. O antigo Santa Klaus era magrelo e usava roupa verde. A empresa, então, pediu que se elaborasse a imagem do bom velhinho com as cores da sua marca. Aquele carinha, de bochechas rosadas e roupa vermelha, não é o original, mas a Coca Cola o transformou no oficial.
Acabei 'garrando um ódio da empresa e de toda essa aura de boa moça que ela carrega em suas propagandas desde que me entendo por gente. Até que o palestrante falou algo bem interessante. Ele disse que, há vinte anos atrás, se você pedisse para alguém apagar um cigarro, ia ser algo bem estranho, e certamente essa pessoa ia se recusar. Hoje, o fumo deixou de ser algo completamente descolado, e passou a ser considerado por todos como um comportamento de risco. E, quem sabe, daqui a alguns anos, um adulto não tenha vergonha de tomar um copo de refrigerante na frente de uma criança, por estar incentivando um comportamento não saudável?
Achei uma colocação repleta de esperança. 
Assim como a nova propaganda da Coca Cola, que diz assim:  


Para cada pessoa dizendo que tudo vai piorar, 100 casais planejam ter filhos.
Para cada corrupto, existem 8 mil doadores de sangue.

Enquanto alguns destroem o meio ambiente, 98% das latinhas de alumínio são recicladas no Brasil.
Na internet, AMOR tem mais resultados que MEDO.
Para cada tanque fabricado no mundo, são feitos 131 mil bichos de pelúcia
Para cada arma que se vende no mundo, 20 mil pessoas compartilham uma Coca Cola
Existem razões para acreditar. Os bons são maioria.

O texto é inegavelmente muito bonito, porém, pense comigo, vindo de quem vem, é, no mínimo, hipócrita. Só discordo completamente da frase do meio ambiente, porque todo mundo sabe que a ponta dessa 'coleta seletiva' de latas de alumínio são as pessoas miseráveis que saem catando as latas pelas ruas para arranjar uns centavos e comprar algo pra comer, ou mesmo pra complementar a renda. Não acho que o Brasil deva se vangloriar tanto dessa estatística, se ela se baseia na falta de dignidade de milhões de brasileiros.
Quer ajudar o meio ambiente? Compre menos produtos industrializados. Com certeza, o seu consumo e descarte de latas de alumínio, e outros tipos de lixo, será infinitamente menor. ;-)
Aí é que está. Essas indústrias alimentícias, principalmente essas gigantes, revestem-se de um discurso de responsabilidade ambiental, que na verdade é falso. Fazem esse tipo de campanha, pra aumentar o seu consumo que, consequentemente, vai aumentar a degradação do meio ambiente e do lixo. Dá pra entender?
Agora a Coca Cola diz no que eu devo acreditar? É ela que deve alimentar minhas crenças? Antigamente, isso era papel da Igreja, da fé. Da busca pela paz e pelo conhecimento.
Existem alguns textos na internet que tratam da hidropirataria exercida pela Coca Cola na Índia e a defesa pela preservação da água iniciada pelas mulheres da localidade. Eles usavam a água dos lençóis freáticos em regiões pobres da India de forma indiscriminada, causando um desequilíbrio ambiental absurdo e, como se não bastasse, jogaram os dejetos dessas produção na água que seria consumida pela população. Retirei essas informações de um site que as postou em 2005, mas continua sendo válido:
"Os habitantes", escreve Virender Kumar, jornalista do diário Mathrubhumi, "levam sobre a cabeça pesadas cargas de água potável que eles precisam buscar longe, enquanto caminhões cheios de refrigerantes saem da usina da Coca1". Esta usina bombeia um milhão de litros d'água por dia e às vezes mais. As mulheres são obrigadas a percorrer de cinco a seis quilômetros para buscar água potável, enquanto, ao mesmo tempo, vêm sair da usina entre oito e nove caminhões carregados de refrigerantes. São necessários nove litros de água potável para se fazer um litro de Coca. 
Achou assustadora essa coisa toda na Índia? Lamento te informar, mas isso vem acontecendo atualmente no Brasil, pela exploração da empresa Nestlé. Veja no link o que a Nestlé anda fazendo com a água de São Lourenço.
Há outro aspecto que suja a reputação da Coca Cola como empresa: o monopólio que ela vem exercendo nos últimos anos, e de forma violenta. Ela comprou, dentre outros, a Matte Leão, o Suco Mais, e até o maranhense Guaraná Jesus. Pela internet, você encontra textos de denúncias que, pra mim, não tem nada de impossíveis de serem reais, mais como não aparentaram ser de uma fonte referendada, preferi não colocar aqui.

Bom, e se você já deu Coca Cola pro seu filho, não se sinta ofendido, é só uma reflexão.

E além disso, meu querido leitor, a Coca Cola não tem absolutamente NADA de bom. É água com açúçar e conservantes, e na versão diet, tem os adoçantes em quantidades cavalares. Entre açúcar e adoçante, não me pergunte qual é o pior.
Os refrigerantes tem quantidades elevadas de fósforo, o que promove um desbalanço na relação cálcio/fósforo do seu organismo, ocorrendo uma retirada de cálcio dos seus ossos. Logo, Coca Cola não é um produto pra crianças, pois elas estão em fase de depositar cálcio no osso, e não de retirar. E Coca Cola não é produto pra adultos, pois essa retirada de cálcio enfraquece os ossos e, principalmente nas mulheres, induz à osteopenia e osteoporose.
Além disso, os adoçantes e conservantes dos refrigerantes, e de qualquer produto industrializado, não são e nunca serão substâncias seguras. Ninguém te garante o que realmente acontece no seu organismo quando esses mutantezinhos chegam na sua mucosa intestinal. Já foi provado que indivíduos que consomem maior quantidade de alimentos industrializados tem maior possibilidade de ter câncer de intestino. E também já foi provado que a ingestão de líquidos açucarados, tais como os refrigerantes e sucos de caixinha, tem maior acúmulo de gordura corporal, sendo um fator de risco para obesidade. E a obesidade, por sua vez, como induz a um estado inflamatório generalizado, deixa o indivíduo mais propenso a desenvolver diversos tipos de câncer, além das patologias diretamente associadas, como a hipertensão arterial, diabetes e ateroesclerose.
Um mundo melhor depende muito das nossas escolhas, do que consideramos melhor para a nossa própria saúde, e para o bem estar de toda a comunidade. Prezado leitor, faça o que está ao seu alcance! Não pense que é pouco. Eu não tenho como comprar muitas coisas que são melhores para a alimentação, como os alimentos mais integrais e orgânicos, mas faço o que posso para evitar tudo que é industrializado e desnecessário. Sem soja, sem açúcar, sem adoçante, sem excessos. Já considero que estou dando um grande passo.
Não é questão de consumir a Coca Cola uma vez ou outra, pra não engordar. Não é isso!! É uma questão muito mais profunda, que envolve um massacre da nossa cultura e das nossas preferências alimentares. Não precisamos de Coca Cola para fazer uma festa de aniversário, para um almoço em família ou para sair com os amigos. Você não precisa de Coca Cola para ser feliz. Esse tipo de lavagem cerebral que a bendita globalização faz é gravíssima!!!!!!!!!!
E, se você se interessar mais no assunto, no Nutrindo a Mente também colocar um texto falando também sobre a Coca Cola, enfocando um outro aspecto. Veja aqui.
Não posso compactuar com essas práticas... Estou sendo radical? Talvez... Mas eu só consigo operar minhas próprias mudanças sendo radical. E para resolver males, temos que cortá-los pela raíz.

If you wanna make the world a better place, take a look at yourself and make a change.
(a frase mais multiuso de todos os tempos)

6 comentários:

Maria Letícia disse...

Ca, achei fantástico este teu post. Me pego numa fase bastante parecida. Estou percebendo como a gente tem hábitos prejudiciais, e estou tentando cuidar mais de mim. É bastante dificil com essa rotina corrida, mas poxa... não dá mais pra levar do jeito que tá. Sedentarismo, má alimentação e o humor lá no pé.... isso vai dar errado.

E este seu post me animou. Percebi que não sou a única a perceber que a gente precisa cuidar mais da gente.

Pra você, que é craque nessas paradas de nutrição, deve ser mais estimulante essa mudança, pois você entende todas as coisas ruins que está ingerindo, e mais, sabe balancear certinho sua dieta.
Espero que você tenha muita persistência e que consiga atingir seus objetivos.

Eu tô começando a me regrar numa dieta hipocalórica, mesmo porque minha glicemia anda meio alta. Se você quiser me dar um estímulo, um apoio moral, uma dica, um abraço virtual, eu agradeço muito!!!!

Haha.
Grande beijo.

Unknown disse...

Oi, flor!
Não vou mentir, não é fácil. Nessa semana, estou tentando acabar com o raio do jejum prolongado, e acabo levando um peso enorme só de comida. Pra te falar a verdade, não tenho tempo de almoçar, então levo um sanduíche q, na medida do possível, faz as vezes de um almoço.
Não consigo fazer as coisas muito perfeitas, pq essas coisas mais naturais e que estão em conformidade com o meio ambiente são muito mais caras, né. Mas a gente faz o que pode dentro das nossas possibilidades.
Tendo a ideia viva dentro de nós, não importam as nossas limitações. Onde nos for possível vamos intervir, porque estamos alertas.
Ainda tá cedo pra conseguir avaliar alguma coisa aqui pra mim, mas eu acho... q meu humor melhorou, está mais estável. Acho que, além de ser influenciado pelo que você come em si, o fato de você querer estabelecer uma ordem pra si mesmo já te ajuda a buscar um equilíbrio.
Pra essa glicemia, manda uma aveia aí, além de dar uma reduzida na glicose, é o bate entope mais nutritivo que eu conheço! hahaha
Olha, te dou o maior apoio, pq a profissão que te espera é muito nobre e igualmente desgastante. Se você começar agora, pode ser crucial pra tua vida daqui a alguns anos.

Bjos!

Juliana disse...

Camilla querida!
Vc sabe que eu amo seus textos, principalmente quando fala sobre alimentação, né?!
Não sabia que vc também lê a Carol Daemon, quando começou a falar da hidropirataria na Índia eu logo lembrei do texto dela sobre a Nestlé, que depois tava linkado aqui...
E a Sônia Hirsh, Pat Feldman? Conhece também?

Ah, amiga. Eu também to tentando mudar algumas coisas. Leite, 'iogurte' e danoninho, tempero e suco de pozinho...
Agora to comendo arroz só integral, e completo dois anos sem refri daqui a três meses! (tirando algumas vezes que bebi com vodka ou tequila, mas não conto essas pq não foi pelo refri e pra mim não desce puro, hehe)...

Não acho que vc está sendo radical, é bom fazer essas auto avaliações e rever uns conceitos, aplicar outros e isso vale pra tudo.
Muita gente fala que não seguir certos padrões é viver isolado numa bolha, mas como a Thais Vinha já disse antes, não é quem corta certas coisas e adota outra postura que vive em bolhas, mas quem não enxerga nada além do óbvio. Romper alguns padrões é 'deixar entrar ar fresco' nessa mesmice que é seguir a boiada ao invés de pensar por si mesmo. Ela usou essa expressão quando falava sobre consumismo infantil, mas isso se aplica pra tantas outras coisas! Até pra esse imaginário coletivo que banalizou os riscos da cesárea eletiva, sem necessidade clínica.
Se vc quiser, o texto completo da Thais tá aqui: http://ombudsmae.blogspot.com/2010/09/o-consumismo-infantil-na-disversao-da.html

Um beijo!

Unknown disse...

Minha Jujuba amada!
Sou hoje estudante de nutrição pq li livros da Sonia Hirsch aos dez anos de idade!! Tem umas duas semanas q escrevi isso no blog dela!
E o texto da Tais Vinha... Olha, a Veja é a revista mais parcial do universo, não é legal nem gastar retina com ela no consultório dentário! O interesse e o dinheiro chegam a pontos inimagináveis. A propaganda é cruel é consome a consciência das crianças. Páscoa é um exemplo, o chocolate vem revestido de algum bichinho, de algum troço que entra no olho do seu filho (lembra do caso do ovo do Trakinas?).
Agora, quanto ao leite, eu tenho minhas reservas. Um dia eu vou sentar e pesquisar pra tomar minhas conclusões sobre o assunto cálcio... hehehe
É, chegou a hora de mudar, não só por nós mesmos, mas por todo o planeta que pede e clama por uma atitude.
Bjos enormes, saudades!

Juliana disse...

Ah, amiga! Mas oc só podia ser leitora da Sônia, né?! Hahaha! Adorei saber!
E só pra esclarecer a minha decisão de cortar o leite: foi muito mais uma escolha pessoal do que algo bem embasado. Eu VIVIA com a garganta cheia de 'muco', pra ser bem sutil... hahaha! Um dia cansei dessa palhaçada e resolvi ir cortando por um dia alguma coisa que comia sempre. Daí, no dia que parei com o leite (foi minha segunda opção), diminuiu muuuito. Então eu liguei meu alerta interno e resolvi continuar por uma semana. Não é que praticamente sumiu e só voltava depois quando eu esquecia e bebia desses pseudo iogurtes ou danoninho?
Só depois disso é que eu fiquei curiosa e fui dar uma lida assim por alto na net, e vi alguns textos que ligavam esse e outros problemas ao leite, principalmente em quem tem bronquite/asma e alergias respiratórias. Aí pra mim fechou, pq quando criança eu tinha uma bronquite ENJOADA e ia no alergista todo mês pra tentar amenizar minhas 6 ou 7 alergias respiratórias. Era um cocô.
Não procurei fontes mais seguras, mas me fez bem parar.
E quanto ao cálcio, amiga: eu sou mineiríssima, sô! C acha que não como queijo quase todo dia não? hahaha!

Agora, só pra botar lenha na fogueira, espero ansiosamente suas conclusões sobre o leite como fonte de cálcio. Pq se a gente parar pra analisar, somos os ÚNICOS mamíferos que continuam bebendo leite quando não são mais filhotes. De outra espécie então?! Aí é que o negócio pega.
E me pergunto, será mesmo que precisamos do leite pra garantir o cálcio?
Já ouvi falar que não temos mais a mesma capacidade de absorver os nutrientes dele depois de uma certa idade (na infância). E li em algum lugar que os EUA, um dos maiores consumidores de leite, tem das maiores taxas de osteoporose (tudo bem, eu não ignoro a quantidade de refri que eles bebem), e acho que o japão, que tem um dos menores consumos do leite, tem das menores taxas dessa doença...
Como não sei nem quando nem onde li isso, posso dizer que é confiável. Mas o fato dos outros mamíferos não terem deficiencia de cálcio quando adultos, também é bem interessante pra mim!
Ah, acho que a Sônia mesmo meio que 'detona' o leite pq serve de alimento pros fungos, inclusive o da cândida...

Querida, um BEIJO procê!

Anônimo disse...

Oi! Você comentou no meu blog lá pra março entao como estava atoa peguei o link pra vir visitar o seu.

Só pra constar, eu estava afastado mas já voltei a postar, se gostou do que leu antes, ja sabe o que fazer.

Belo banner! :D