sábado, 29 de novembro de 2008

Água em Santa Catarina... e na cabeça dos brasileiros

Hoje minha mãe me falou assim: "você é muito agressiva". Eu sei, mas eu não posso deixar de ser do contra, de falar o que ninguém se dá ao trabalho de falar. E já que eu tenho esse espaço, eu vou falar, por mais que possa parecer meio estranho.

E por isso eu tô escrevendo feito louca hoje. Isso me deixa num stress tremendo.

Um assunto que tem tomado todos os jornais manipuladores da rede Engodo é a tragédia de Santa Catarina. Uma enchente que atingiu em cheio cidades como Blumenal. A enchente já matou mais de cem pessoas. E ainda vai matar muitos de leptospirose, infeccções mil, enfim.

Tragédia.

A chuva devastou tudo. Tirou a vida de algumas pessoas e tirou de milhares de pessoas a dignidade. Sem casa, sem comida, sem roupas, sem fotos de família, sem cartas guardadas, enfim, sem nada.

Daí, evoca-se a vocação nata da solidariedade do brasileiro. Há uma mobilização nacional pela arrecadação de alimentos, roupas, eletrodomésticos, dinheiro. Uma tentativa de restaurar um pouquinho daquela diginidade perdida. Um gesto bonito, comovente, excessivamente explorado pela mídia. Vejam o fantástico no domingo pra ver quantas cenas exclusivas de desabamentos, de abrigos, de gente chorando vão ter.

Você que está me lendo agora, preste muita atenção no que eu vou escrever agora.

ESTÃO TODOS CEGOS!

Não estou dizendo que é errado se mobilizar para ajudar alguém. Aliás, é um ato muito nobre. Mas tá na hora das pessoas enxergarem que isso começa muito antes da nuvem se encher d'água e uma frente fria se encontrar com uma frente quente.

Isso é um problema POLÍTICO!

Leitor (a), você está supreso (a)?

Pois eu vou explicar.

Eu nunca fui a Santa Catarina, nem a nenhum lugar do Sul, não sei como é lá. Mas eu tenho a convicção absoluta de que essa enchente está atrelada a problemas de dragagem de rios, saneamento básico, desmatamento, retenção de encostas.... Vem cá, e quem tinha que ter feito isso?? Os nossos políticos, não é verdade??

ENTÃO, ESTÁ NA HORA DE USAR ESSA FORÇA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL PARA AJUDAR OS MAIS NECESSITADOS PARA COBRAR O FIM DA IMPUNIDADE, DA CORRUPÇÃO, DOS MENSALÕES E LOBBYS, POIS ISSO ESTÁ MATANDO GENTE!

Não pararam pra pensar que, se o dinheiro que nós pagamos de imposto até naquela balinha 7 Belo que a gente come fosse investido no que realmente importa, essa tragédia não teria acontecido?? Se as cidades estivessem estruturadas, abrigando de forma digna os seus habitantes, no mínimo, o impacto da chuva teria sido menor.

Não preciso ir pessoalmente aos locais da tragédia pra dizer que os locais onde as pessoas mais pobres moram foram mais atingidos. Pois é, os locais que o poder público simplesmente fecha os olhos.

Chega, eu não aguento mais, ver todo mundo sendo consumido pela mídia, achando que a Engodo é uma instituição imparcial, que faz o seu papel como empresa cidadã. Se tem uma coisa que eu aprendi é que não devemos delegar à imprensa um papel que é nosso, que é do cidadão.

A pergunta não é: "Porque a globo não alerta a população de que isso é um problema da corrupção, da impunidade?". A pergunta é: por que NÓS não fazemos alguma coisa.

Está na hora de pararmos com esse comportamento passivo, esperando que um dia, o Brasil será o país do futuro. NÃO, TEMOS QUE FAZER O BRASIL DE AGORA, TEMOS QUE MUDAR, IR ÀS RUAS, PROTESTAR, FAZER PANELAÇOS, INCOMODAR, PROVOCAR, MANDAR NESSA MERDA DE PAÍS QUE É MUITO MEU, QUE É MUITO NOSSO.

Pelo amor de Deus, abram os olhos, desconfiem de tudo, critiquem tudo, sejam chatos, sejam únicos. Não vejam Jornal Nacional, isso destrói neurônios. Não sejam inocentes, não sejam manipuláveis.

Isso é o que eu mais desejo, mas na verdade, eu tenho uma visão muito realista das coisas. O que eu vejo é que tudo só tende a piorar, até porque o juízo final está próximo, preparem-se. E não tenham medo do "Apocalipse", do juízo final, etc. Porque o nosso mundo já é o inferno.

O nosso mundo tem o que há de melhor, e o que há de pior. A alegria e a felicidade estão se tornando uma coisa quase que arqueológica, temos que escavar, procurar com paciência para achá-la. Mas não desistam. A vida é curta demais pra se perder horas e horas fazendo prognósticos ruins do nosso futuro.

Vamos viver e ver no que dá. fazendo sempre a corrente do bem. E a corrente da VERDADE e CRÍTICA.

"Deixe-me ir, preciso andar
Vou por aí a procurar
Rir pra não chorar"

2 comentários:

Raquel disse...

Nossa Milla, vc tá mesmo estressada.
O mundo é uma merda mesmo, sempre foi a a tendência é piorar. Eu queria me fechar no meu mundinho como a maioria faz, e simplesmente não pensar em nada.
Mas a minha natureza só me deixou ter um pouco de paz quando eu deixei de reclamar um pouco. Pq cada vez que eu gritava e não me ouviam eu ficava pior, então decidi tentar o palno B. Eu não dizia nada e fazia a minha parte, por menor que fosse.
Eu continuo odiando funk, os programas assistenciais do governo, e como as pessoas são idiotas e se deixam levar. O problema está em que eu vivo em meio a essas pessoas, e se eu gritar o mínimo que vai acontecer vai ser eu apanhar.
Então a minha pequena parte é tentar com uma pessoa ou outra, aquelas que eu sei que eu ainda posso conselguir alertar de alguma maneira.
Tenho uma tia que diz: 'o mundo não se abraça com as pernas'


beijos amore!!

ps. tenho umas capturas hots pra te passar depois se vc estiver interessada ;D

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado