sábado, 13 de dezembro de 2008

Joaquim, Michel e Bento

Nesse momento tão mágico na vida do estudante que são as férias, eu venho tratar de um assunto tão filosófico. Só eu mesma ¬¬'. Filosófico, mas nem um pouco chato. Pelo contrário, é emoção pura, os nervos ficam à flor da pele.

Há meses, um programa para a televisão vem sendo comentado e desenvolvido, que está sendo exibido essa semana pela TV Globo: Capitu. Uma adaptação da obra para a televisão. Já é de vanguarda, só pelo nome que leva a direção: Luis Fernando Carvalho. Ele, que fez Hoje é dia de Maria e A Pedra do Reino (podem até criticar por ser "difícil", mas eu entendi a história, hum!). Daí, a gente já sabe mais ou menos o que esperar. Uma produção fantástica, de atores fantásticos, com uma expressão corporal e facial afinadíssima e... fantástica.

Enfim, uma coisa que seria importante pra minha vida, por ser Machado de Assis. Mas aí, da segunda vez que eu vi a chamada da minissérie, eu olhei pro "Bentinho" e disse: peraí, esse é o.....

Vamos por os pingos nos is.

De onde eu o conheço?
O Machado, eu conheço do mesmo lugar que todos os universitários: do ensino médio. Terceiro ano pra ser mais exata. Com a professora metódica que tínhamos, tivemos que ler Machado de Assis. Mas eu não sou tão velha assim, então na minha época já alguma pessoas deixavam de ler o livro pra pegar o resumo na internet. Tenho pena dessas pobres almas, não sabem o que perderam. E aí, conheci-o. E logo pelo clássico "Dom casmurro". Incrível. Foi amor a primeira vista, ou melhor, à primeira lida.

O Michel, eu conheço da tv. Michel Melamed, esse cara eu conheci numa dessas zapeadas que eu dou. Parei num programa chamado Recorte Cultural, que tem uma estética completamente diferente de tudo que vc entende por programa de tv. Simplesmente, o programa passava (passado porque acabou, descobri isso hoje, ahuahauahu) umas sete matérias ao mesmo tempo, todas elas picotadas e entrelaçadas. Tipo, uma entrevista era dividida em 30 pedaços de 2 a 3 minutos que iam passando por toda a semana. Incrível mesmo. O brabo era explicar a minha mãe o que estava acontecendo, ela nunca entendeu o programa... Ele fazia de tudo no programa, jaja! Nas entrevistas de estúdio, de repente ele pegava o atabaque dele e começava a batucar,jaja. Mas o melhor era que, no final das entrevistas externas, ele sempre perguntava "Qual o sentido da vida?" e aí ninguém sabia responder com clareza, e ele, insistindo, pisando na ferida da dúvida, muito hilário, jajaja!

É fato que quando olhei aquele "Casmurro" no comercial eu simplesmente não acreditei. Vejam o diálogo entre eu e mamãe:
Eu: Mamãe, aquele ali é o michel ou eu tô doida?
Mama: Que Michel?
Eu: O michel, aquele do programa que vco não entende nada, o recorte
Mama: ahnnn, é parece..

Mais um capítulo de CaCo e Marzinha em sua vidinha mais ou menos.... jajajajajaja!

É fato que Dom Casmurro é uma das obras mais importantes da literatura brasileira. Para mim, é mais importante. E aí o cidadão desvisado irá me perguntar: por quê, ó pirralha desocupada?

Simplesmente porque Machado deixa, nessas páginas, uma dúvida que nunca será esclarecida. Nunca saberemos: Capitu é inocente, Capitu é a culpada, ou Capitu é a corna da história?

???

Alguém se arrisca?

Mas sabiam que até sessenta anos depois da publicação de Dom casmurro, as pessoas não enxergavam as armadilhas da narrativa? Incrível, né? Precisou que uma pesquisadora americana alertasse com mais ênfase os nossos grandes críticos. Antes, os caras achavam que sim, Capitu era uma adúltera, e ponto final. Agora, faça-me o favor de perceber a forma distorcida com que Bentinho diz algumas coisas....



Bentinho, fantástico... Um personagem lindo, e lindamente interpretado pelo Michel e pelo César Cadardeiro, fazendo o Bentinho adolescente. É nítido na foto que existem dois Bentinhos. Ou seja, Bento e Dom casmurro, como duas pessoas diferentes. Um é o Bentinho que parece uma eterna criança, com os olhos doces e ingênuos. E o Casmurro, com os olhos cheios de ressentimento, melancolia, solidão.

Essa minissérie já me deu dois presentes. Traduzir em imagens reais duas cenas: a cena do penteado, e a cena que Bentinho tem tanto ciúme que tem vontade de esganar Capitu. \O/. Além daquela coisa do Bentinho gritar que Capitu era perversa (ou era "confessa" q ele falava?? isso é que dar ver as coisas com sono). O menino até falou grosso \O/. Estou esperando o meu último presente de hoje. Amanhã eu digo qual era, por mais que seja meio óbvio, jejejeje!

"Com a pena da galhofa e a tinta da melancolia"
E alguém se arrisca a tentar entender por quê Machado? Por que ele foi dono de tal genialidade? Por que tantos clássicos, tantos escritos preciosos saíram de uma só cabeça?

Joaquim é um homem que me emociona muito. Só de pensar que ele nasceu ali, no Morro do Livramento, era mulato, pobre, gago, e vendia balas para poder ajudar a sustentar a família. Simplesmente isso é muito emocionante e comovente. Imagina a cabeça de uma pessoa de uma vida tão difícil, que perdeu irmã e mãe tão cedo, e que depois de uns anos é tido como um dos grandes autores do nosso país, ao lado de José de Alencar \O/. É de pirar o cabeção, digamos.

Só sei que toda essa história é uma grande esperança. Esperança de que nada é impossível, nada tem limites, nada pode deter o talento e o dom. Machado é um exemplo de luta e sucesso, e humildade, principalmente. Um cara que teve a sua juventude, teve sua namoradinhas atrizes de ópera e tals. Uma das mais importante pra ele foi Candiani, Augusta Candiani, cantora lírica italiana. Leia Memórias Póstumas de Brás Cubas (MPBC para os íntimos) e veja quantas vezes ela é citada... Mas a verdade é que amor, só um... Carolina

Quando ela fala, parece
Que a voz da brisa se cala,
Talvez um anjo emudece
Quando ela fala

É verdade, preferi colocar esse poema, do que o "A Carolina", afinal é muito triste ver que, depois que Carolina morreu, Machado morreu também. Ele não se sentia mais completo: imagina passar dias e dias e mais dias junto a uma pessoa. A principal atividade de lazer dos dosi era passar os dias na varanda da casa do Cosme Velho, de mãos dadas, conversando sobre tudo e nada. Imagina essa pessoa não existir mais? É isso, vazio.

E por fim, eu termino toda essa fala melancólica e emocionada dizendo de uma forma bem sentida e reflexiva:
PAULO COELHO É O CARALHO! BRASIL É MACHADO DE ASSIS!

São nessas horas que eu fico espantada com a minha educação.

Agora retomando o Michel, visita essa página aqui e se divirta:

Eu vi escrito desde cocô a capa de Cd da Céu Mar, auhauiahuahuhauuahaua. Pra ver o que está escrito, se tiver muito embaralhado, é só puxar os textos pra um lugar em branco. Eu sei que dá um puta susto quando abre, mas depois vc acostuma,a aiahuahauhauauha!

Depois desse impacto Capitu, fui lá no blog do moço, onde peguei essas fotos incríveis. Coloquei aqui menor, mas no foro, elas estão gigantes :D. E depois fui no site do moço. Tem 12 tópicos o sites, mas como eu tenho discada, eu só vi três. Tô baixando o cd de uma peça chamada "Regurgitofagia" \O/. Bem phoda o conceito. É uma crítica a essa excesso de informações que nós somos obrigados a engolir todos os dias; Mas somos obrigados a aceitar tudo que nos é imposto. NÃO! Daí, vem o processo de regurgitofagia, onde vc "vomita" tudo isso e analisa o que realmente quer absorver. Paree nojento mas é genial! ahahahaha

Não é rasgação de seda à toa, o Michel é um artista no sentido completo da palavra. Se você não viu Capitu, perdeu Michel Melamed fazendo o Bentinho mais impressionante de todos os tempos. Eu escrevi no blog dele hoje que vai ser difícil daqui pra frente fazerem alguma adaptação e não haver comparações com esse trabalho.

Querem um detalhe do Regurgitofagia?? Além de ser um espetáculo sólo, ele faz de um tudo no palco, mas o mais legal é que, na platéia, eram distribuídos microfones pra captar todos os sons da platéia, que era transformadas em cargas elétricas, que iam em quem? quem?? Ele próprio, ahauahauuaahu, nas fotos dá pra ver tipo uma coisa nos punhos deles. Enfim, sucesso de público e de crítica, e viajou para vários países do mundo \O/.

Está na hora de nós, grandes estúpidos brasileiros, olharmos mais para dentro de nossas "estranhas", percebermos a riqueza cultural do nosso país e popularizar isso. Ser adeptos, viciado, louco, alucinado, por boa música, por gente que tem o que dizer. E é por isso que quando eu encontro uma coisa tão rara como o Michel, eu babo e encho o saco mesmo!

Eu acho que hoje eu falei demais, mas é o mínimo que eu podia fazer porque escola não tem mais. Mas falei muito do que eu sentia, do que é importante e essencial pra mim. Pode me chamar de chata, metida a intelectual (ou intelectuóide, como diz o Jaime), que eu não tô nem aí, sabe? Se você me conhece e até agora não percebeu que eu sou uma pessoa de extremos, que eu gosto do que há de melhor e do que há de mais bizarro nesse mundo.... puxa, vc é lenta, hein? Pior que eu...

2 comentários:

Raquel disse...

Meu Deus. Eu não tenho por onde começar porque uma das coisas importantes que aprendi na faculdade ( e não estou falando de nada curricular) é que eu não posso falar tudo que eu penso com intelectuais por perto. Eu sou uma pessoa do povo em território alheio. hahaha

Então eu já sei por onde começar. Pelo final. É, eu fiquei meio ofendida... Não é culpa sua, mas eu fiquei! hehehe

Já que a gente já falou do Machadão no msn, deixa eu falar do Paulo Coelho aqui! hahahaha
Eu não acho tão errado quanto parece ele ter esse destaque todo. Lembra que a gente tava falando dos próprios adoradores de 'Ensaio sobre a cegueira' que não sabem o que é ler? Pensa que o Brasil é pior que isso, tem muito, mas muito analfabeto funcional que ném jornal sabe o que é. E Paulo0 Coleho chega nessas pessoas com mais facilidade que qualquer outro escritor. Então se é com essa função, eu fico feliz, porque eu realmente vejo as pessoas lendo por prazer e não por modinha, pra fazer parte de uma elite pensante (termo que a gente tb já usou agora há pouco no msn).

E pra fechar, sobre as mães... Minha mães já viu 1 episódio para ver as roupas porque são muito bonitas! hahahaha

E aí nega, o que a gente faz? Estou por aqui, qualquer coisa grita! hahaha


beeeeeeeeeeeeijos
;*

Raquel disse...

Aaah faltou o blog!
O blog dele é show! Mesmo! Bem a cara do que é provavelmente o público dele!
Mas ainda não é um blog que eu faria. Um dia eu ainda vou ter uma página do jeito que eu quero, mas aí já são outros 500. Outro dia eu te conto!

Agora sim, beeeeijo!!