sábado, 19 de setembro de 2009

Família é tudo

Não tem jeito. Se tem uma coisa que a gente não pode escolher é onde vai nascer. Não em termos de maternidade, cidade, etc. Mas em que família seremos acolhidos, que sobrenome teremos, de quem seremos filho, sobrinho, primo, neto...


Sempre tem aquelas pessoas que você tem mais afinidade. Às vezes, por pura proximidade geográfica, como quando um tio meu morava na mesma rua que eu [virou tipo uma segunda casa]. Ou por pura empatia, características em comum. Eu particularmente não tenho uma grande amizade com ninguém da minha família, mas também é difícil. A família espalhada por todo o país, é complicado encontrar esse povo todo.
Claro que todo mundo sempre pensa que a sua família é a mais doida do mundo. Bom, como esse texto está no 'lugar' mais indiscreto do mundo, não vou poder provar a você que a minha familia, SIM, é a mais doida do mundo.
Na verdade, temos sempre duas famílias: a do pai e a da mãe. Isso fica mais evidente na era dos pais separados, porque o filho pode, ou não, conviver com as duas.


Nesse assunto, uma coisa interessante é a 'rivalidade' entre as famílias. Enquanto uma parte da família diz que o lado de lá não vale nada, a outra parte diz que esse 'pequeno incidente' não deve separar a família, ou seja, isso não deve nos distanciar. E a gente sempre fica no meio, olhando a bolinha de pingue pongue para lá e para cá. Ou será que nós é que somos a bolinha?
Eu sou uma pessoa que fico muito na minha, tenho poucos amigos, e peco por perder contato com a maioria deles. Se eu não ligo para um amigo para saber como ele está, imagina se eu ligo para um parente? Perguntar o quê? Sei lá, não sei o que dizer quando estou com eles, só sei responder as perguntas.
Sou mais distante da família do meu pai. E sabe-se lá porque, eles sempre 'quebram o gelo' perguntando se eu preciso de alguma coisa, de dinheiro. Meu bem estar não se resume a dinheiro. Se eu dependesse de dinheiro pra me sentir bem, eu já teria me atirado de uma ponte. E o problema é que eu sempre respondo que não, eu odeio ficar pedindo coisas. E isso deve frustrá-los um pouco.
Pelo menos, essas recompensas monetárias me levaram a esses dias visitar alguns parentes, e saber como está o 'lado de lá'. Minha tia acabou de ter uma filha linda, está com três meses, e minha avó está na casa dela para ajudar. Mãe de primeira viagem, vocês sabem.
No domingo, fui a apresentação da menina na igreja que agora a minha tia frequenta. Na igreja evangélica, não tem todo o ritual de bastimo, só é feita uma oração e pronto. Mas não deixa de ser bonita.
Quando o culto terminou, depois de 2h35 de duração, minha avó me chamou e fez um comentário à la 'dos Aflitos', que eu não lembro exatamente quais as palavras que ela usou, mas eu tive que rir, claro. Minha avó é uma peça! Depois ela disse: 'isso aqui é muito zoado, eo tô com dor de cabeça!'. As igrejas evangélicas, todo mundo sabe, tem um nível de decibéis um pouquinho elevado... Mas até que eu achei bem tranquilo, comparando com experiências anteriores.
O engraçado é que da família, ninguém mais foi. Minha vó disso, falando de uma tia minha: 'é ruim que ela acorda antes das oito!'. O culto era às nove, e digamos que essa minah tia mora na fronteira de onde Judas perdeu as botas.
Não se esqueça: família é tudo. Muito difícil é ter contato com todos, demonstrar carinho a todos. Mas acho que, por mais que hajam discussões e discordância, o que eu acho hiper normal e saudável, o que não pode haver é um 'racha' declarado. Isso é péssimo. Já tive isso na minha família, e tudo indica que ele está medianamente resolvido. Numa dessas, já teve um aniversário meu em que uma tia deu só uma passada, porque outratinha que ir embora pra não se encontrar com outra tia minha. Achei aquilo um absurdo.
Claro que o fato de uma pessoa ser da nossa família não significa que ela está imune ao erro. Família também serve pra isso, para alentar, para brigar quando for preciso. É se importar.
Eu me acho uma poessoa muito compreensiva, e sei que muitas pessoas da minha família cometem erros feios. Nada impede que um parente seu, que você pensa que se importa contigo, seja um grande falso. Principalmente aqueles que você não convive. Mas de qualquer jeito, algo te une a essa pessoa, e você sempre vai ter sempre alguma lembrança da sua vida. com cada uma das pessoas que dividem o mesmo sobrenome que o seu. Mesmo que essa pessoa não valha o chão que pisa.
Já se faz muito tempo aquela comparação de que a família é a célula da sociedade. Se tem algo dentro de uma célula que não funciona bem, como o sistema do qual ela faz parte pode funcionar?
Esquecer mágoas, diferenças do passao e do presente, é um passo muito delicado, mas é necessário. Algo fica mal resolvido em nós sem isso. Por mais que seja difícil, disso não podemos escapar. Família é para sempre.



*Só um detalhe básico. Otema da pregação do pastor no dia era 'Vencendo a Tentação'.
...
Vixe, acho que vou ter que tirar algumas músicas da playlist...



Um comentário:

Raquel disse...

Olha, eu não sei se concordo com essa parada que família é tudo, não, mas enfim ahsuhahsuas
No meu caso é um pouco complicado falar, porque minha família tem histórias meio complexas. Sei lá, todas tem , mas a minha é muito espalhadona e com muitas histórias mal resolvidas do passado, e isso dá um babado muito forte dependendo de quem anda se juntando com quem...


A parte mais legal foi a da sua avó! Diva! ahsuhahsuas
Sim, os caras gritam, mesmo sabendo que Jesus não é surdo. Isso é uma coisa que me intriga, porque os cantores tb berram DEMAIS nas musicas, apesar de não precisarem já que a maioria tem voz bonita... Enfim, não sei de onde tiraram que o barulho ganha almas, eu continuo achando que só afasta... mas enfim, isso já são outros 500!

Sua família deve ser bem legal ^^

beijinhos!!!!
:****