sábado, 6 de junho de 2009

O ser humano e seus aspectos positivos e negativos

Texto do dia 25 de maio

O homem é a criação mais audaciosa de Deus, e por isso a mais complexa. Nem Ele deve saber ao certo como chegamos até aqui, com esse jeitinho esquizofrênico.
É muito difícil entender que não somos perfeitos, que ninguém é. O pior é a decepção que temos quando nos damos conta disso, dia a dia. Somos meio imbecis às vezes, vemos um filme mais de mil vezes e nunca decoramos as cenas, e aí vamos caindo nas mesmas coisas de sempre.
A vida é linda e horrível ao mesmo tempo, por muitos motivos. É difícil entender que na vida os pontos positivos não podem se somar aos negativos, senão a vida é um grande zero. Cada coisa, cada acontecimento deve ter seu peso e sua importância. Ainda não sinto na carne nem a lindeza nem a feiúra da vida. Só sei que dá um trabalho do cacete viver. Dá trabalho levantar da cama e encontrar um motivo forte o suficiente para sair cruzando a cidade. Dia após dia.
E o pior é que o tempo não perdoa, e na rotina ele é sempre um traidor. Parece que o período passa, você faz esse trajeto todos os dias sem cessar, você vai e volta e parecer que não aprende nada de muito modificador na sua vida. Nada aconteceu, a vida só passou. Como sempre. E passou em branco.
Pareço um pouco desmotivada por que o cansaço mental já me abate e ainda tenho muitas batalhas importantes a travar. E como eu disse, o tempo é um filho da puta, não com essas palavras, mas é por aí. Por exemplo, o tempo que estou gastando para escrever esse texto aqui no pátio interno da faculdade poderia ser utilizado na leitura de um livro, especificamente para uma prova na semana que vem. Depois eu vejo isso.
Quantas vezes você já disse essa frase: "Depois eu vejo isso"? Ha! Não mais vezes do que eu, tenha certeza.
Tem horas que o corpo, na sua forma orgânica, não aguenta. Tenho raiva de pessoas fracas demais, isso é fato. Parece que falta uma real dificuldade na vida desses para deixarem de ser "frescos". mas tive meu dia de fresca na hora mais imprópria possível.
Já disse que acho que foi olho gordo, pois é muito raro eu ter esse tipo de mal estar, e que dura mais de um dia. Agora, se for isso, que Desu tenha piedade dessa pobre alma! O que pode se invejar de uma menina que anda por aí de cabelos arrepiados, tênis desamarrado, come spinhas e óculos na cara, com pseudo-demência e problemas com desvio de atenção?
Agora, o pior de tudo nessa vida é ser pobre. Pensar no dinheiro da passagem, economizar, ir andando, são ações exclusivas dos pobres, e todas fazem parte das minha rotina diária.
Ter mentalidade de pobre, ter estranhamento às coisas dos ricos, é péssimo, não tenha esse defeito. Como eu tenho.
Dia desses, tive que fazer uma visita a uma confeitaria em Niterói, naquele pobre lugar chamado Icaraí. Tudo bem que eu comi um bem casado de graça, mas sabe aquela sensação de oprimido, de diminuído? E sabe quando você é a úncia no ambiente a se sentir assim, a que nunca provou nada de fino que tem ali? Graças a Deus, pelo menos pronunciar eu saberia, de alguma coisa aquele curso de Turismo tinha que me servir. Só a título de curiosidade: sabe qual é a melhor coisa de Niterói? É a vista do Rio que a gente tem de lá...


*Perdão, essa foto da Internet tá péssima! É isso aí, nem câmera de 0,5 megapixel no celular eu tenho!
A coisa tá tão feia que o título fala de pontos positivos e negativos, e só falei de negativos: o vazio que a vida pode ser, o tempo traiçoeiro, o corpo frágil e a tristeza de ser privado de grana. Positivos? Hoje não estou pra positivos. Quando eu estiver de férias, talvez consiga ver algo de belo na vida, agora impressionantemente estou sem tempo pra isso.

Nossa, nesse dia eu tava mal!

Um comentário:

Raquel disse...

sabe qual é a melhor coisa de Niterói? É a vista do Rio que a gente tem de lá...
rachei litros!! hsuhauhsahsuausuas

Nega, nega... Ainda acho que vc se cobra demais as vezes, mas sei o quanto essa vidinha desmotiva a gente. És fueda! Essa semana (como tantas outras) eu tb não estou bem.
Vó Cenira diz que o dinheiro só não compra saúde, e aquele papinho de quem diz que dinheiro não traz felicidade com certeza é de quem tem dinheiro. É muito revoltante a gente ver tanta diferença na carteira de pessoas que circulam pelos mesmos ambientes!!
Eu acho que eu já passei do nivel da revolta e to começando a respirar e contar até 10. Mas eu não gosto dessa situação, não gosto mesmo...

Tem dia que eu até me sinto melhorzinha, mas acho que ultimamente eu ando mais revoltada que bem!
E vc? Como está agora? ^^v