domingo, 8 de agosto de 2010

Sobre a amizade, a saudade, a tristeza e outras peculiaridades (?) do mundo contemporâneo

Esse fim de semana, eu tinha alguns poucos mais importantes objetivos a serem cumpridos.
Tudo isso se perdeu depois que mais algumas estruturas do castelo de areia que abarca a metáfora da minha vida começaram a cair.
Como um daqueles dias mornos em que não se faz muita coisa, essa foi minha sexta feira. Cheguei atrasada no estágio uma hora, e praticamente só fui lá pra mostrar o famigerado projeto de pesquisa. Quando chego em casa, estava com tanta disposição que preferi dormir a almoçar. Se você considerar que um suco de maracujá é uma refeição, então eu almocei.Lá pras seis e pouca da noite, eu acordo... com vontade de dormir de novo. Pelo menos consegui comer, e fiquei vendo tv, fazendo hora pra resolver amenidades na internet.
Nada de ameno, infelizmente. Muito doído, muito ruim, muito devastador, e pra falar a verdade a ficha só caiu no dia seguinte. Agora eu sei porque Deus me mandou pra São Paulo. É porque eu não ia conseguir viver isso, a primeira vez em que você não estaria. Minha falta é justificada, mas a sua falta... Não há nada que remedie.
Você se lembra de quando estávamos sozinhas nos nossos pensamentos, olhando as luzes de Botafogo por aquele abismo? O abismo físico, emocional, sentimental... Ainda me sinto assim. Eu te amo tanto, que isso me afeta, mas te amo tanto, que tudo isso não modifica em nada o que você significa pra mim. Sigamos em frente, tentando não mais chorar. Tento, eu juro que tento.
O que era pra ser só uma conferência, um 'oi, tô aqui', virou um discurso sem fim. It's now or never. Vou defender o que acredito, e vou me fortalecer de alguma forma. Arranjar paciência pra enfrentar as pequenas coisinhas que entravam as nossas vidas, tipo uma viagem pra São Paulo em que você depende de burocracia pra conseguir uma porra de uma passagem fuleira de ônibus; ou passar por um comitê de ética cheio de regras que em nada estão levando em consideração o bem estar das pessoas, e que embananam com documentos só pra você desistir do seu objetivo. Arranjar tempo para me dedicar ao próximo, duas horinhas na minha semana talvez seja o necessário... Casa Raio Dourado, aí vou eu, se Deus quiser.
Como um daqueles dias mornos em que não se faz muita coisa, esse foi meu sábado. Fugindo das responsabilidades... Só um tempinho depois de dois dias sem dormir, preenchendo as mil exigências da prefeitura... Com a mãe me devolvendo o ultimo dinheiro que tenho pra sobreviver. Se não recebo dia 10, eu volto pra casa andando. Minha poupança não existe, meu cartão de crédito... RIP pra ele. Eu dei sorte que a parcela do meu vestido de madrinha, comprado semana passada, só vai cair mês que vem.
Não começou muito bem... Mas os amigos ajudam um pouco a esquecer aquilo que nos incomoda. A falta de dinheiro, a falta de noção, a falta de vergonha na cara, a falta de coluna vertebral, a falta de uma vida em que as pessoas tem dinheiro, saem e fazem programas legais, são comunicativas, expansivas, fazem os cabelos e as unhas... Tipo, nada que seja eu.
Como um daqueles dias mornos em que não se faz muita coisa, esse está sendo meu domingo. Algumas coisas pra fazer pro estágio estão me esperando na mesa, mas a vontade é imensa de deixar pra fazer só na posse do próximo presidente. Ou, infelizmente, 'presidenta'. E hoje, já tive aquela percepção de que não estou sozinha nas minhas angústias e dúvidas. Essa sensação de que não faço o bastante... Isso invade a todas as pessoas que amo e respeito nesse momento.
Eu amo todas vocês, e sei que vocês estão comigo sempre. É por confiar em vocês, que não desisto. É por vocês confiarem em mim, que não desisto.
Nossas missões são grandiosas, mesmo que pensemos que fazemos pouco... É algo muito importante para aquele que recebe a nossa atenção e o respeito mínimo a que tem direito.
Bom, não sei como terminar.
Sei lá...
"Não sei, só sei que foi assim!"
Pode ser?

2 comentários:

*Flor de Liss* disse...

Eu queria poder dizer alguma coisa, mas acho que você já me conhece tanto que palavras não são mais necessárias para que uma saiba o que a outra está sentindo ou pensando.
TE AMO DEMAIS!MUITO MAIS ALÉM DO QUE "PRA SEMPRE".

Anônimo disse...

Como diz nosso querido "you are not alone"! Nosso trabalho vai muito além de grupo e o desejo de fazer a mudança realmente vai estar sempre em nossos corações e estaremos juntas nessa luta independente do que aconteça...

Quanto a amizade, amore, nem tenho palavras pra exprimir o que seria de mim sem vc. Acredito que nada acontece por acaso, já tivemos vários momentos em que nossa amizade deveria ter se perdido e cá estamos, firme e forte.

Te amo daqui até a eternidade!!