terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

E por falar em Carnaval...

Eu adoro Carnaval! Mas adoro do meu jeito. Vendo os desfiles na minha casinha, em paz, com todo o bairro em silêncio (pessoas normais viajam no Carnaval). Eu devo gostar muito de carnaval porque a maioria dos amigos dos meus pais gosta muito de samba. E em casa de bebuns geralmente o rádio é de carrosel, e aqueles CDs que estão lá dentro tocam todo o dia. Não tem como não aprender.

Esse é uma das pouquíssimas coisas que me faz sentir que sou carioca, ou até brasileira. É um espetáculo maravilhoso, e parece até injusto às vezes que o trabalho de um ano inteiro só possa ser mostrado em míseros 82 minutos...

Bom seria que esse espetáculo, que também é uma competição, fosse justo. Enfim, quem vê o carnaval, quem se dá ao trabalho de ver todas as escolas, ver os comentários de especialistas e tomar suas próprias conclusões, pode ver claramente que já aconteceram muitos carnavais que não mereciam ter ganhado. Enfim, carnaval comprado.

Esse é o único problema de assistir o carnaval e acompanhar a apuração. É uma adrenalina total, a cada ponto, mas na hora... É um jogo de cartas marcadas.

Como disse o Marcelo Adnet no luau do último “Furfles on the beach”: “Alô Presidente da Escola! Alô jogo do bicho, caça-níquel! A hoooora é essaaaaa!”.

A intervenção desse tipo de patrocínio nas escolas e consequentemente no seu resultado é muito clara, infelizmente. E isso tira um pouco do brilho da festa. Mas como os turistas não vêem isso, ninguém está muito interessado em acabar com esse patrocínio paralelo. Fazer o que, né?

Cabe dizer também que a minha escola é a Portela. Essa coisa de escola de samba é tipo time de futebol meeeesmo, quando a gente escolhe uma, é pra sempre... Além disso, é a escola do meu marido, Diogo Nogueira, olha aí:

(Ele tá passando exatamente agora na MTV no luau do Lobão e essa Merlin é preto e branco, grrrrrrrrr)

OMG! Jajaja! Mas sabe qual é o triste disso tudo? É que se um dia eu tivesse que competir pra casar com ele, minha maior rival seria a minha mãe! É uma pena que eu não tenha gravado a hora que a minha mãe viu o Diogo na televisão, antes do desfile da Portela. Hilário!

Então, é claro que a minha favorita é a Portela. Se Deus quiser, o jejum de 25 anos acaba esse ano! O público deseja isso a anos. Só pra lembrar: desde que a Globo lançou aquela brincadeira de mandar notas pelo telefone, a Portela ganhou em quase todas às vezes, acho que atéééé no ano que a águia veio sem asa, ela ganhou. Mas aí também é sacanagem, jajajajajaja!

Mas e se não for a Portela, que a justiça seja feita: que o título vá para a Vila Isabel. Está na hora dos jurados deixarem de ser caretas e aceitarem que a era Paulo Barros revolucionou o carnaval. Se não a Vila Isabel, que seja o Salgueiro. Se bem que eles deixaram um buraco básico no inicio do desfile, por causa do segundo carro que ficou agarrado na árvore. Uma pena, o Salgueiro merece. Dizem que salgueirense é metida, que é uma escola que se sente a última bolacha do pacote. E sabe qual é o pior? É que eles podem ser sentir os tais mesmo, porque o Salgueiro tem uma força e alegria muito particular.

Enfim, mas será que boas alegorias, boas fantasias, enredo bem estruturado, harmonia e evolução impecáveis, bateria nota mil (estou falando da Portela, lógico) podem competir com um câncer e um casamento no meio da avenida?

“Abafa”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara, não pude evitar.. lendo seu texto eu vi uma coroa tipo uma tia que eu tinha, em um boteco na zona norte na época que Betty Carvalho era virgem! hsuahsuashuas Sério, falando de rótulos, não parece você falando! Enfim, não que eu não goste de samba , mas eu sou do time do samba de Maria Rita e Roberta Sá. Minha mãe é portelense e meu pai da beija-flor, já vi muita apuração e já fui a muito bloco vestida de ciganinha, mas nunca foi o ponto alto do Brasil pra mim, pode ser o ponto alto do Brazil, mas não no meu Brasil.. Acho que porque desde pequena eu insistia em descobrir o Brasil atrás da bunda, do carnaval e do futebol.

Mudando de assunto, eu tava pensando que vc podia fazr um blog com seus comentários no meu blog, ía ficar show!! ;)

beijos!! :**