domingo, 8 de março de 2009

Good luck!

Ontem eu li no ‘blog Seinfeld’ da minha amiga Raquel um post que falava sobre ciclos (leia aqui, não seja preguiçoso). Não ciclos menstruais, esses são um saco. Mas ciclos que abrem e se completam, e fazem com que nossas vidas estejam em constante renovação. Porém, a visão desses tais ciclos foi sob uma perspectiva gradual, baseada nas pequenas decisões que a gente toma na vida.
Então, por certas motivações que envolvem esse dia, o que não tem nada a ver que seja o Dia Internacional da Mulher, eu vou falar do tema contrário: das grandes transformações, dos grandes pontos cruciais, que sempre dividem nossa vida em ‘antes’ e ‘depois’. Os tais ‘turning points’ de uma lição do meu livro de inglês.
Tá aí uma grande mudança. Minha agonia acabou, nem acredito! Meu curso de inglês acabou de vez, e isso tem um significado muito importante pra mim. É menos uma obrigação com a sociedade, eu tenho um curso de inglês completo! Mesmo que eu não saiba falar direito, escrever corretamente e entender tudo o que dizem. Mas me pergunta superlativo e comparativo que eu te dou um aulão! Jaja!
São anos tentando alcançar a conclusão desse ciclo, e o alívio que eu sinto é indescritível. Só o fato de ter meus sábados inteiros e livres de compromissos me dá vontade de chorar de emoção.
A vida se constrói com essas metas a alcançar. Mas não se engane, a vida continua rolando enquanto você chega nos seus objetivos. Se você for naquela idéia de que quando você terminar a faculdade e puder pagar uma previdência privada você vai começar a viver, é melhor repensar, porque até lá, você estará na casa dos trinta, muita vida já vai ter passado. O que é muito chato, porque nada melhor do que começar a previdência privada ainda com vinte e tantos, pra poder ser uma velhinha ou velhinho auto-suficiente em compra de medicamentos, e ainda ter um troco para fazer umas viagens pra Poços de Caldas.
Mas não trace muitas metas, nem bote muita ordem cronológica. As coisas acontecem de forma dinâmica, simultânea, e às vezes até lenta demais pro nosso gosto. Aí entra o temperinho da vida, a que você pode dar o nome de Deus ou de destino, pois é esse tempero que dá o tempo certo de quando os sonhos se tornam ralidade. E quando as coisas não acontecem da mesma forma como planejamos, a frustração toma uma proporção exorbitante, que vai aumentar seu estresse e os fios brancos na sua cabeça.
Buscar o equilíbrio entre a razão e a emoção está aí também, na busca e na realização dos objetivos e desejos de uma vida melhor. Como saber se a decisão a ser tomada é a mais correta? Como saber se depois, essa decisão e esse caminho podem gerar arrependimento? Não sei, não faço a mínima idéia. Mas tudo aquilo que tem a vontade plena do coração e da emoção, e que tem uma pitadinha de razão (com o nome de responsabilidade) vale a pena.
Boa sorte nos seus ciclos, nos ciclões e nos ciclões-ciclones.
E nos ciclos menstruais também ;)

2 comentários:

Anônimo disse...

Ta aí uma coisa que eu sempre tenho que ler...
Continuo sendo exatamente o tipo de pessoa que vc falou: a que pensa que depois que tiver feito faculdade vai começar a viver e por isso planeja tuuudo muito antes. E a frustração vem mesmo, um saco. Porque infelizmente é assm, quem planeja demais quer desenhar tudo o que quer viver, e como nem tudo depende da gente, já viu...
Mas e agora, o que eu faço? Alguem tira esses planos da minha cabeça por favorrrrr?
E o pior, eu só tenho planos pra um futuro bem longe, pra agora mesmo, nada. E aí fico parada. Minha mãe me acha acomodada. Minha avó todo dia pergunta se eu já arrumei um emprego e se engordei. Aposto que se não tivessem nenhuma expectativa sobre mim eu seria alguem super decidida e determinada. Fazer o que? jiji
Bjux

Anônimo disse...

Primeiro deixa eu fazer minha declaração de amor! è por causa de pessoas como vc - que entendem o que eu quero dizer - que eu tenho prazer em escrever!!

Essas grandes mudanças são muito chocantes nas nossas vidas. Sair de um emprego, perder os pais, qualuqer coisa que nos obrigue a mudar de rotina de repente pode mudar para sempre a nossa vida. Muitas pessoas não lidam bem com isso... É mesmo dificil aceitar bem uma mudança de planos contra a nossa vontade.

Decepção é complicada na mesma medida porque a culpa é todinha nossa. Temos a mania de criar expectativas em cima de como supomos que a vida vai ser, um absurdo, não temos garantia nenhuma, mas tecemos uma idéia de futuro e confiamos nela. Não é totalmente errado porque a gente precisa de metas para ter força e coragem pra seguir a diante, mas encontrar o equilíbrio saudável é o que não podemos deixar de tentar!

E ciclo menstrual é uma expiação de pecado! Rezo pra Deus me fazer homem na próxima vida! ;]

beeeeeeeijos

[Raquel]