sábado, 28 de março de 2009

Meu primeiro bolo

Essa eu tenho que contar. Tem que ficar registrado, cara: fiz meu primeiro bolo, mas antes tenho que explicar o contexto.
Estou fazendo um trabalho sobre condimentos, e além de levar o condimento in natura, temos que levar um prato que contenha o dito cujo. Meu condimento é o cardamomo.
Antes que vc aí que está me lendo faça cara de 'Hã?' ou jogue essa palavrinha no Google, eu explico: o cardamomo é uma especiaria indiana que é muito usada em doces, mas também pode ser usada em outras coisas, até em embutidos. Inclusive, ela compõe o curry, aquele tempero indiano picante, que vai muito bem numa carne, huuuuuuuuuuuuum!
Então... Depois do trabalho todo pronto, fui a busca do tal cardamomo. Fui a Casa Pedro, uma loja de alimentos, especiarias e afins aqui do Rio, e encontrei o bichinho. Esqueci de dizer, é uma das especiarias mais caras do mundo, só fica atrás do açafrão e da baunilha. O cardamomo em pó era R$116,00 o quilo e o fruto com as sementes, R$112,00.
Sessão "A idiota que não sabe fazer contas"
Entra a pessoa na loja e vê o preço. Pão dura como é, quase cai pra trás. Acontece que a 'indivídua' realmente tem problemas pra fazer contar de cabeça, pois quando o vendedor disse: só vendo de 50 g pra cima, ela pensou: OMG, vai dar mais de cinquenta reais, eu não tenho isso tudo!
Ou seja, a pessoa pensa que 50 g é metade de 1 quilo!
Quando chego na balança, pra ver o preço: R$ 4,87. Ahnnnnn, idiota! Comprei a semente e o pó por uns nove reais.

Enfim, mas o fato é que tem cardamomo aqui em casa pra fazer um milhão de receitas. De vez em quando, uso as sementes do cardamomo que nem bala. Na verdade, os indianos mastigam algumas sementes de cardamomo após a refeição para ajudar na digestão... E como ele tem um gostinho de eucalipto, é como se você tivesse comendo uma Halls natural.

E lá fui eu testar a receita de bolo invertido de pera com cardamomo.


Lógico que o meu não ficou assim, até porque a parte da calda foi a mais crítica... A calda queimou um pouco, eu acho, e ela não escorria pela forma, ou seja, a pera não tinha onde grudar. Quando eu tive aquela visão das peras melecadas naquele caramelo todo desengonçado, eu pensei: já era. Mas já tava ali, já tinha sujado a cozinha toda, tinha separado material, agora não tinha jeito.
Mas em compensação, a massa ficou tão massa, que eu fiz uma coisa que já tinha perdido o hábito hpa muito tempo: comer massa crua.
o/
Estava mara!
Deve ter sido sorte de principiante, mas o bolo não estava fofo. Estava FOFÉRRIMO, incrível! E o cardamomo deu um cheiro, um sabor... Muito bom. Eu acho que nem precisava da cauda nem da pera, só a massa com o cardamomo já tava bom.
Eu devia ter fotografado a cara que a minha mãe fez quando provou o bolo. Tipo: "como ela conseguiu?". Poxa, a minha mãe faz tanto bolo, mas nenhum sai tão cute como esse meu, modéstia a parte. E o triste é que a massa é a mesma, o modo de preparo é o mesmo, e com ela não rola. Perseguição?
Ahhhhhhhhhhhhh, mas fora isso, hoje o dia valeu! Fui a heroína da cozinha, ajajaja!
Também, já não aguentava mais estudar pra prova.
Ai... que tristeza, voltei ao mundo real....

4 comentários:

Juliana disse...

hsuahsuahsua
adoreeei essa parte:
'Eu devia ter fotografado a cara que a minha mãe fez quando provou o bolo. Tipo: "como ela conseguiu?". Poxa, a minha mãe faz tanto bolo, mas nenhum sai tão cute como esse meu, modéstia a parte.'

jajajajajaj

eu queeeero um pedaço desse bolo!!ainda tem??
jijiji

beeijos

Raquel disse...

Primeiro, um pensamento random: agora TUDO é indiano!!!!! Roupa, homens, temperos, objetos de decoração, bordões...
eu já sabia ... u.u' meldells, se sabia...

Agora vamos ao seu bolo. Não tinha alguma coisa mais complexa pra vc fazer como primeiro bolo?

Eu morro de vergonha de comprar coisa que eu não sei! Teve uma época que eu fiz uma dieta maluca e eu precisava de um simples pacote de açucar mascavo e não tive coragem de entrar na casa pedro HAUSHAHSUAUHSUAHSAS Sei la, eu tenho a sensação que todo mundo vai me olhar e dizer "ih essa saí nunca viu tanto grão na frente dela" Sei lá, detesto, fora que aquele cheiro de cominho em pó que eles tem no ar me faz morrer de espirrar!

Realmente vc é péssima de conta, meu gzuz! Nunca comprou mortadela na padaria cara? Pra saber o preço de 100 gramas vc anda com a virgula 2 casas HSAHUSHUAHSAUHSUA

Foi um disperdício com as peras... Adoro peras, amo mesmo, mas adeio qq coisa de pera. Tava pra ir no Guanabara comprar a pera de 2.99 e nem fui, vou ficar na vontade até entrar na promoção de novo =/

E tipo, sem querer tirar sua empolgação, mas já ouviu falar de sorte de principiante?
HAUHSUHUAHUSHUAS


beeeeeijos nega!!
;**

Unknown disse...

Jujubis: ainda tem, mas será que chega pelo sedex?? jajajajajajajajaj!

Dona raquel, chega aqui. Eu peguei o cardamomo pq só tinha sobrado isso. Eu tinha escolhido um repetido, aí tive que mudar quando não tinha mais opção. E tbm eu já conhecia o cardamomo muito antes da dona gloria perez pensar na sinopse dessa novela, hum!, hahahahah
Qaundo eu cheguei lá foi mais fácil, pq já conhecia a carinha do fruto, então não fiquei muito perdidaça, mas realmente o cheiro é tão forte que chega a dar um barato, hahaha.
Menina, deve ser o estado de pseudo-demeência, é tanta conta que eu esqueço as ocisas mais básicas. Tbm eu tinha cabado de sair de uma aula prática de patologia, deve ter sido o formol, jajaja.
na vdd, não achei muita graça na pera cozida, ela fica meio azeda, sei lá. Mas enfim, vou fazer assim mesmo.
E não me roga praga, pq o bolo tem que ficar bom de novo, no dia que eu tiver que levar, caraaaay!
jajajaja
graxxx meninas!

Raquel disse...

SHUAHUSAHSUAHSUAHUHSUAHUSAHS
desculpa então! Se é para fins escolares a gente entende [lixa*]
btw, eu vou morrer sem entender a sua faculdade! Formol? Bolos? Cálculos? Vc tem certeza que não tá entrando em varios prédios diferentes lá pela Unirio não? o.O
ahsuahshas
Brincadeirinha, mas é que esses indianos estão começando a me irritar.. Quero dizer, não os indioanos, mas o povo que quer imitar eles! ahsuahsaus