sábado, 14 de março de 2009

"Por acaso algum dia você se importou..."


Relacionamentos, amor, vida a dois. Não entendo nada disso, mas entendo de respeito. E tenho olhos e orelhas pra poder aprender com o mundo.
Acontece que eu ando percebendo que essa questão de relacionamentos, casamento, amor, vida a dois tem sido tratada como uma coisa sem importância. Onze entre dez pessoas querem tem alguém a seu lado, mas algo de errado está acontecendo.
Não sei se é falta de paciência, falta de tolerância, falta de escolha, falta de amor próprio, mas os amores estão mal das pernas.
Eu vivo numa vila, então automaticamente a gente sabe um pouco da vida do outro. As casas são grudadas, se estão comemorando algo numa casa, sabemos quem é o aniversariante, quantos anos está fazendo e quem veio pra festa.
E nos ultimos meses, quem sabe até no último mês, eu presenciei (quer dizer, meu ouvido presenciou, ou captou) discussões de três casais distintos. É uma coisa totalmente desconfortável saber tanto da vida alheia, e de uma forma tão feia, mas fazer o que? Se estão gritando é porque querem ser ouvidos, não é mesmo?
Voltando aquela palavrinha do começo: o respeito. Ele anda em falta no mercado, ou anda caindo dos bolsos das pessoas. Eu acho que q2uando se vive com alguém no mesmo teto, uma pessoa que não é seu parente, algo tem que haver de afinidade. Um sentimento, ou uma mistura de sentimentos, muito forte deve existir para que essa casa seja lugar de paz e que a convivência seja boa.
Porém, eu creio que as pessoas estão esquecendo seus próprios sonhos, suas aspirações de uma vida perfeita, pra viver algo que é quase o inferno na terra. A troco de que? Não ficar sozinho? Mas que companhia, hein?
Duas das três discussões abordavam os papéis dos 'conjuges' na relação. Que o outro não desempenhava bem o seu papel de homem da casa, ao não pegar sequer um balde de água dentro da casa, ou o papel de mulher da casa, deixando muito a desejar, sabe-se lá em que aspecto.
E a terceira foi interessantíssima: uma suspeita de traição. Parece que uma terceira encheu a cabeça de um dos 'cônjuges' dizendo que a outra pessoa o estava traindo.
Quer dizer, eu confio mais em uma outra pessoa do que na que está ali todo dia na sua casa? Das duas uma: ou sua mulher é uma grande atriz, ou você não a conhece. Não sabe reconhecer quando está triste, alegre, quando esconde alguma coisa, quando está apreensiva ou sei lá mais o que.
Enfim, as pessoas não se conhecem. E se não se conhecem, o que vão cobrar do outro? Se você não o conhece, como sabe o que ele pode te dar, e o que ele não abre mão? Como é isso, alguém me explica!
Discussões existem em qualquer relação. Claro, somos pessoas, com pensamentos diferentes, modos distintos de ver a vida. Mas toda e qualquer convivência exige sinceridade, honestidade, e principalmente RESPEITO. Se há respeito, não há mentira, não há traição, não há mágoa.
O que você faria se estivesse grávida do segundo filho de um homem que diz que "você é uma merda de mulher"?


A fim de provocar uma reflexão sobre relacionamentos, coloco aqui uma música do mestre Gonzaguinha.

Ponto de Interrogação
Gonzaguinha


Por acaso algum dia você se importou
Em saber se ela tinha vontade ou não
E se tinha e transou,você tem a certeza
De que foi uma coisa maior para dois
Você leu em seu rosto o gosto,o fogo,o gozo da festa
E deixou que ela visse em você
Toda a dor do infinito prazer
E se ela deseja e você não deseja
Você nega,alega cansaço ou vira de lado
Ou se deixa levar na rotina
Tal qual um menino tão só no antigo banheiro
Folheando as revistas,comendo a s figuras
As cores das fotos te dando a completa emoção
São perguntas tão tolas de uma pessoa
Não ligue,não ouça, são pontos de interrogação
E depois desses anos no escuro do quarto
Quem te diz que não é só o vicio da obrigação
Pois com a outra você faz de tudo
Lembrando daquela tão santa
Que é dona do teu coração
Eu preciso é ter consciência
Do que eu represento nesse exato momento
No exato instante na cama,na lama,na grama
Em que eu tenho uma vida inteira nas mãos..

3 comentários:

Anônimo disse...

Sabe... bem ou mal vc rouba as minhas idéias! hahahaha
Eu não ía falar no meu blog extamente sobre as brigas dos casais, mas sim do que as pessoas andam buscando e o que elas avaliam na hora de escolher alguem. Isso por duas razões , uma vc já sabe - a minha revolta de fã, e a outra por causa do kdrama que eu to vendo que conta as prezepadas de 3 caras e 3 mulheres a procura das suas almas gemeas..
Talvez a pressa, o medo de ficar sozinho, a necessidade de saber que tem alguem pra esquentar sua costela (hehehehe vó que falava isso) faz as pessoas correrem desesperadas e deixarem de pensar em pontos importantes..
Com o tempo ainda vem algo mais grave, a falta de orgulho próprio que parece que muita gente envolvida em relacionamentos difíceis não tem...
Infelizmente dentro de uma relação dessas vale o dito que ninguem tem que enfiar a colher, afinal de contas o que a gente pode fazer se duas pessoas que se escolheram não conseguem resolver seus problemas?
É por isso que a coisa que o manuel carlos mais tem é enredo pras novelas dele!! hahahaha

beeeeeeeeeijos ;***

ps. eu ainda quero o post da angélica!!! alguem tem que falar alguma coisa por mim! ashuahshauhsuhaushua

Unknown disse...

Eu vou ver se amanhã separo um tempinho especial pra falar sobre isso, jajajajajaj!
Tô precisando desabafar, e como eu não quero arranjar confusão com ninguém, quero deixar essas opiniões no meu cantinho, aí eu não vou estar errada....
ai, angeliquita, angeliquita, o mundo dá voltas, ahahah
bjuxx!

Anônimo disse...

aaaaaah eu quero leeer
hoje já é "amanhã"
mas acho que o unico foro que tá pegando fogo mesmo é o mib, o resto das meninas tem trauma de arrumar confusão auhsuahuhsuahushahsuahsuhaush